Quiropraxia

A quiropraxia

A quiropraxia é uma disciplina de saúde centrada no sistema musculoesquelético e no sistema nervoso. Os quiropraxistas utilizam técnicas manuais para ajustar e realinhar a coluna vertebral, promovendo a correção de desalinhamentos conhecidos como subluxações. Ao realinhar a coluna, a quiropraxia visa melhorar a função neurológica, aliviar dores, melhorar a mobilidade e promover o bem-estar geral do paciente. Essa abordagem holística e não invasiva é frequentemente utilizada para tratar uma variedade de condições, desde dores nas costas e pescoço até problemas de postura e lesões esportivas.

10 maiores duvidas sobre quiropraxia

Quiropraxia é uma forma de tratamento de saúde que foca no diagnóstico, tratamento e prevenção de desordens mecânicas do sistema musculoesquelético, especialmente a coluna vertebral, sob a premissa de que estas desordens afetam a saúde geral através do sistema nervoso.

Sim, a quiropraxia é considerada segura para a maioria das pessoas quando realizada por um quiroprata qualificado e experiente. Como qualquer tratamento de saúde, há riscos associados, mas eles são relativamente raros e geralmente menores

O profissional quiropraxista utiliza ajustes manuais da coluna vertebral, manipulações e outras técnicas para corrigir alinhamentos inadequados e melhorar a função e mobilidade.

A quiropraxia é mais frequentemente usada para tratar dores nas costas, dores no pescoço, dores de cabeça, dor no ombro, e problemas nas articulações dos braços ou pernas. Também pode ajudar com certas
condições crônicas.

Um ajuste quiroprático envolve a aplicação de uma força rápida e controlada a uma articulação, geralmente da coluna, para melhorar a mobilidade e a função. Isso pode ser feito com as mãos ou com instrumentos especiais

Geralmente, os ajustes não são dolorosos. Alguns pacientes podem experimentar desconforto temporário ou uma sensação de pressão, mas isso é normalmente breve.

Na maioria dos casos, não é necessário encaminhamento médico para ver um quiropraxista. No entanto, alguns planos de saúde podem exigir um para cobertura.

Uma sessão típica de quiropraxia pode variar de 15 a 45 minutos, dependendo do caso e do tratamento necessário, pode chegar até 1h de duração.

O número de sessões necessárias varia de acordo com a condição do paciente, a gravidade dos sintomas e a resposta ao tratamento. Alguns pacientes experimentam alívio rápido, enquanto outros podem precisar de tratamentos regulares para manter os benefícios.

Alguns pacientes podem experimentar leve dor ou desconforto após o tratamento, semelhante à sensação após um exercício. No entanto, esses efeitos são geralmente temporários. É importante discutir qualquer preocupação com seu quiropraxista.